Automedicação é a prática de ingerir medicamentos por conta e risco próprio, sem o acompanhamento de um profissional da Saúde, o que pode agravar os efeitos colaterais (indesejáveis) dos medicamentos.
Tradicionalmente, por falta de orientação, ou de apoio médico, pessoas de todas as idades investem na automedicação para se livrarem de sintomas, ou doenças que supõem ter. Sem se preocuparem com o mal que isso pode causar, assumem os riscos e tratam dores de cabeça, estômago, e muitos outros casos, por conta própria, ou por incentivo de outras pessoas.
A orientação dos farmacêuticos é a seguinte: todo e qualquer medicamento, mesmo aqueles que não necessitem de prescrição médica deve ser ingerido com cuidado. Por exemplo: o diagnóstico do médico pode detectar certos tipos de alergias a determinados medicamentos. Isso pode acarretar danos ao paciente, desde uma coceira, impolação, até fechamento da glote (fica na garganta, contra a passagem de alimento e de ar, quando ela se fecha a pessoa morre sufocada, é comum em alergias graves ai pessoa precisa de injeção de adrenalina na veia para ela se abrir de novo).
Confira na reportagem que eu mesmo fiz
Farmacêutico...
- O que pode causar?
- Como proceder da maneira correta?
- O que dizer a quem acha que automedicar-se não tem problema?
- A automedicação é benéfica para a população que não tem acesso ao serviço médico de saúde?
- Quais as consequências que essa pratica pode implicar?
Pacientes...
- Que remédio costuma tomar sem prescrição médica?
- Porque não procura o médico direto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário